Alojamento Médico do HCPA Ganha Dois Novos Dormitórios em Parceria Com Unicred Porto Alegre

As obras que compõem o projeto de modernização das áreas destinadas ao repouso e bem-estar dos profissionais deverão ser concluídas entre novembro e dezembro de 2022

Ao encerrar 2021, a Unicred Porto Alegre – por meio do Uni4Life e, em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e Arquitetos Voluntários – comemora a entrega de mais uma etapa do projeto iniciado, em agosto, para modernização do Alojamento Médico, no 2º andar do Bloco A, e da Sala de Descompressão, no Bloco C.

Nesta terça-feira, 28, foram entregues dois dormitórios totalmente remodelados para uso imediato dos doutorandos, médicos residentes e contratados do HCPA, em seus períodos de repouso nos plantões. Cada quarto conta com três camas e mobiliário que propicia conforto e bem-estar aos ocupantes. A expectativa é que, em breve, sejam concluídas as obras de reforma em outros dos 12 cômodos que compõem o alojamento e que atendem diariamente a 61 profissionais da saúde.

A coordenadora da ação pelos Arquitetos Voluntários, engª Lisiane Scardoelli, conta que “o conceito do projeto buscou criar um ambiente relaxante e acolhedor, baseado em referências de hostels, espaços com linguagem arquitetônica contemporânea vinculada a promoção de relações interpessoais, convivialidade, hospitalidade e acolhimento. Ela explica que, como os quartos tem uso rotativo e coletivo, foram criados elementos customizados como os anteparos nas camas para maior privacidade dos usuários e outros itens de mobiliário (lockers, bancos, cabideiros e acessórios de banheiros). Com 700 m², esse é o maior projeto já desenvolvido pelos Arquitetos Voluntários.

“Essa entrega simboliza o comprometimento destes Parceiros de Ouro com um hospital público. Somos muito gratos à Unicred Porto Alegre e aos Arquitetos Voluntários por entenderem nossa realidade e estarem ao nosso lado. Que venham mais projetos e ações”, ressaltou a diretora-presidente do Clínicas, professora Nadine Clausell.

Segundo o presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira, a cooperativa estará sempre ao lado daqueles que trabalham de modo incansável pela saúde de seus pacientes e que o apoio com aporte financeiro a este projeto é mais uma ação da tradicional parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “Teremos muitas outras iniciativas com o objetivo de trazer cada vez mais conforto aos médicos. Este é o nosso foco. Estarmos juntos, atendendo a todas as demandas do nosso público da área da Saúde”, reitera.

O representante da Comissão de Residência Médica do HCPA (Coreme), Vitor Fauser da Rosa, vê no projeto um grande legado para as próximas gerações de médicos. Ele elogiou as melhorias em infraestrutura, a qualidade dos materiais utilizados, assim como a disposição do mobiliário, tornando os ambientes aconchegantes e extremamente adequados para descanso.

Acompanhe a Unicred Porto Alegre no instagram @UnicredPortoAlegre