Notícias

HCPA, Unicred Porto Alegre/Uni4Life e Arquitetos Voluntários fazem entrega de novo espaço de descompressão no Dia do Médico

 "Ser médico é ter a incrível missão de lutar pelo nosso bem mais preciso que é a vida". "Sua dedicação em curar e salvar vidas torna o mundo um lugar melhor". Frases emocionantes como estas definem a importância da data, tanto como um dia de celebrar quanto de reconhecer aqueles que trabalham para o bem-estar dos outros.

Por isso, no Dia do Médico, nesta segunda-feira, 18, o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), em parceria com a Unicred Porto Alegre/Uni4Life e a Associação dos Arquitetos Voluntários, fizeram a entrega oficial da sala de descompressão da Coreme - Comissão de Residência Médica do HCPA, que se soma a o espaço da Coremu – Comissão de Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, que foi entregue recentemente. 


Os médicos e residentes ficaram surpresos ao visitarem os espaços, totalmente revitalizados, com decoração moderna e aconchegante. Os homenageados foram recebidos logo cedo nas salas com caixas de trufas gourmet como lembrancinhas, acompanhadas de bilhetinhos com frases de agradecimento escritas pelos colaboradores da Unicred Porto Alegre para todos os profissionais do Clínicas. No refeitório também foram servidos cafés em copos personalizados da Unicred Porto Alegre e onde se viam bandeirolas nos acrílicos das mesas. Durante o almoço e o jantar especial, a previsão era receber cerca de 2500 profissionais.


A ideia de gerar uma experiência de acolhimento a estes profissionais que doam suas vidas pelas dos próximos foi muito bem recebida. Os médicos residentes de Psiquiatria, João Antonio Fortunatti, Lucas Sueti e Áurea de Faria, estavam visivelmente entusiasmados com a beleza e comodidade das instalações. "Agora teremos, de fato, horas de relaxamento e descanso neste novo ambiente", assegurou Fortunatti.


A entrega oficial dos espaços teve a presença do presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira; da diretora-presidente do HCPA, drª Nadine Clausell; diretor médico em exercício, dr. Brasil Silva Neto, da executiva da diretoria Administrativa, Ana Paula Coutinho, além dos componentes da diretoria Executiva:, professor coordenador do Grupo de Ensino, José Geraldo Lopes, professor coordenador da Copreme, Francisco Arsego, e do representante dos médicos residentes, Vitor Feuser da Rosa. Também participaram da ocasião a coordenadora do projeto da Arquitetos Voluntários, Lisiane Scardoelli e a arquiteta Carla Cristina Mayer.

Segundo dr. Boeira, a participação da Unicred Porto Alegre, iniciada com este processo de revitalização, deverá se dar de forma continuada em outras parcerias com o HCPA, que já se desenham para 2022. "O que estamos vendo, agora, significa o reconhecimento a todos os profissionais da nossa área da Saúde", declarou. O presidente da Cooperativa, que também é médico, manifestou entusiasmo com o resultado final das obras no Alojamento Médico e na Sala de Descompressão ao proporcionar beleza, conforto, cuidado e atenção com aqueles que precisam relaxar durante suas jornadas de trabalho, ainda mais em um período tão difícil e desafiador como vem sendo desde o início da pandemia. 

"Contribuir para o bem-estar das profissionais da saúde, a partir de suas necessidades, é também contribuir para o sistema de saúde como um todo. É essencial cuidar bem destas pessoas que são incansáveis no atendimento à nossa população", conclui o presidente da Cooperativa.

Acompanhe a Unicred Porto Alegre no instagram @UnicredPortoAlegre