NOTÍCIAS

HCPA Ganha novo espaço voltado ao bem-estar dos profissionais de saúde

Hospital, em parceria com Unicred Porto Alegre e Arquitetos Voluntários, entregou área para relaxamento e descontração destinado aos residentes multiprofissionais e em área profissional da saúde

 

Cooperar para o bem-estar daqueles que cuidam da saúde das pessoas. Este é o objetivo da ação do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) em parceria com a Unicred Porto Alegre e a Associação dos Arquitetos Voluntários ao entregarem, nesta quinta-feira, 7, as novas instalações da Sala de Descompressão, no Bloco C do hospital. Destinada às equipes da Coremu - Residência Integrada Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde, a partir de agora, o espaço passará a ser utilizado diariamente por 130 profissionais de 10 áreas da saúde em seus períodos de descanso na rotina de trabalho.


O acordo entre HCPA, Unicred Porto Alegre e Associação dos Arquitetos Voluntários prevê aporte financeiro da Cooperativa, por meio do Uni4Life, para obras de revitalização e modernização dos espaços, que incluem também o Alojamento Médico no 2º andar do Bloco A, a ser inaugurado na próxima segunda-feira, 18, quando se comemora o Dia do Médico. Este espaço será utilizado pelos doutorandos, médicos residentes e contratados em seus plantões.


Durante visita ao Hospital, o presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira, o vice-presidente, dr. Balduino Tschiedel, e o diretor-geral da instituição, João Batista Loredo de Souza, foram acompanhados pela diretora-presidente do HCPA, drª Nadine Clausell; pela executiva da diretoria Administrativa do Hospital, Ana Paula Coutinho; e pelas coordenadoras do projeto da Arquitetos Voluntários, Lisiane Scardoelli e Cyntia Garcia.


A diretora-presidente do HCPA, professora Nadine Clausell, entregou o Selo de Parceiro de Ouro aos apoiadores, representando a gratidão da instituição. "A Unicred Porto Alegre e os Arquitetos Voluntários estão ajudando a transformar positivamente o Clínicas, alinhados àquilo que nos define: vidas fazendo mais pela vida. Muito obrigado!", ressaltou.


A arquiteta Cyntia Garcia ressaltou que o foco do coletivo é justamente cuidar de quem cuida, evidenciando que a sociedade se preocupa e reconhece a atuação dos profissionais da saúde.


Segundo dr. Boeira, a participação da Unicred Porto Alegre, iniciada com este processo de revitalização, deverá se dar de forma continuada em outras parcerias com o HCPA, que já se desenham para 2022. "O que estamos vendo, agora, significa o reconhecimento a todos os profissionais da nossa área da saúde", declarou. O presidente da Cooperativa, que também é médico, manifestou entusiasmo com o resultado final das obras na Sala de Descompressão ao proporcionar beleza, conforto, cuidado e atenção com aqueles que precisam relaxar durante suas jornadas de trabalho.


O espaço é dividido em sala de estar, cozinha, ambiente para estudos e bancada com três computadores. A sala recebeu nova estrutura elétrica, com substituição de tomadas e interruptores, móveis planejados, cadeiras e estofados novos e computadores. "Contribuir para o bem-estar das profissionais da saúde, a partir de suas necessidades, é também contribuir para o sistema de saúde como um todo. É essencial cuidar bem destas pessoas que são incansáveis no atendimento à nossa população", conclui o presidente da Cooperativa.


Na oportunidade, todos os parceiros receberam das mãos de drª Nadine o Selo Parceiro de Ouro do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, que representa o agradecimento às doações que colaboram para promover a continuidade e o futuro da instituição.

Acompanhe a Unicred Porto Alegre no instagram @UnicredPortoAlegre