NOTÍCIAS

Dicas para usar seu cartão de crédito de forma inteligente

O cartão de crédito é uma das maravilhas do mundo moderno, mas ele também pode se transformar em um vilão caso não seja usado com consciência e moderação.

Você usa o cartão de crédito para praticamente tudo? E na hora do pagamento, você consegue pagar a fatura completa em dia? Se a resposta foi não, você precisa rever a forma que está utilizando o seu cartão!

Como usar o cartão de crédito sem se endividar?

A Unicred Porto Alegre preparou algumas dicas para você aprender a usar o cartão de crédito de forma inteligente e não se endividar. Confira! 

Faça um planejamento financeiro

A primeira tarefa para ter uma vida financeira saudável é adequar suas despesas ao seu orçamento. Jamais gaste mais do que você recebe. Se você fizer isso, a conta não vai fechar no final do mês.

Utilize no máximo dois cartões de crédito

Quem tem muitos cartões acaba extrapolando. Tenha no máximo dois cartões de crédito. Mas saiba que o ideal é ter apenas um. 

Quando você tem muitos cartões, os limites de crédito podem ultrapassar bastante a sua renda mensal. E quando isso acontece, a tendência é ir comprando além da conta, sem perceber que será impossível quitar a dívida no mês seguinte.

Estabeleça um limite compatível

Diminua o teto de gastos do seu cartão. Muitas operadoras elevam o crédito dos bons pagadores, mas isso não significa que você deve esbanjar!

Já pensou ter um limite de 20 mil reais, sendo que seu salário é de apenas 4 mil? A tentação de comprar no cartão aumenta, né? Porém o risco de se afundar em dívidas também aumenta. Lembre-se da primeira dica: adeque as despesas ao seu orçamento!

Prefira pagamento à vista

Compras à vista sempre são mais vantajosas. O pagamento no ato pode render bons descontos. Fora isso, você fica livre de pendências financeiras pelos próximos meses.

Claro que existem exceções! Algumas situações exigem parcelamento, mas neste caso tente fazer em um número de parcelas que não inclua juros.


Pague a fatura em dia e integralmente

Nunca, em hipótese alguma, atrase o pagamento da fatura do seu cartão de crédito! 

A taxa de juros é uma das mais altas do mercado, fazendo com que pequenas cifras se transformem em números enormes.

Mas se a conta estiver alta demais, vale a pena cobrir apenas o valor mínimo e deixar o restante para o mês seguinte? Jamais! Se isso acontecer, você irá entrar no chamado crédito rotativo, cujos juros são igualmente altíssimos. Por isso, quite sempre o valor total da sua fatura.

Usufrua dos benefícios

As bandeiras de cartão de crédito oferecem aos clientes programas de fidelidade. Além de muitos outros benefícios.

Você conhece os diversos benefícios que os cartões Unicred Visa oferecem?

Acesse unicred.com.br/poa/solucoes/cartoes e conheça as características, os benefícios e os serviços opcionais de cada categoria dos cartões Unicred Visa! 

Siga as dicas da Unicred Porto Alegre e use o seu cartão de crédito com inteligência!

Acompanhe a Unicred Porto Alegre no instagram @UnicredPortoAlegre