Notícias
20/06/2022

Exposição de imagens marcou o lançamento do livro Porto Alegre em Imagens - 250º Aniversário

Casa Amarela apresentou em seus ambientes "um mundo de sensações" para homenagear os autores e receber o público que foi prestigiar o evento

 A sede administrativa da Unicred Porto Alegre, a Casa Amarela, casarão histórico exemplo de valorização do patrimônio artístico, cultural e arquitetônico da Capital gaúcha, foi palco de um evento inesquecível para associados, autoridades e convidados no dia 25 de maio de 2022. Uma mostra de imagens com experiências sensoriais marcou o lançamento da edição especial do livro "Porto Alegre em Imagens - 250º Aniversário"uma realização do Foto Clube Porto-Alegrense com a parceria da Unicred Porto Alegre. A obra de 178 páginas, que apresenta o olhar diferenciado de 70 fotógrafos sobre as belezas da cidade e seu cotidiano, ganhou os espaços da antiga Casa Amarela, trazendo encantamento a todos os presentes. 

Três ambientes ostentavam várias imagens dos lugares mais apreciados pelos porto-alegrenses, com os aromas e sons originais, específicos de cada local: a orla do Guaíba, o ambiente urbano e os parques da cidade. Ao mesmo tempo, fotos projetadas na lateral do prédio, na Rua Santa Terezinha, chamavam a atenção das pessoas que transitavam pelas calçadas.

 "Tudo isto é uma demonstração de nosso amor por Porto Alegre e de nossa gratidão a estes 70 maravilhosos fotógrafos que, com seu olhar diferenciado, nos fazem valorizar cada vez mais o que temos ao nosso redor e desejar compartilhar tudo isto com nossa comunidade", avalia o coordenador de Marketing e Comunicação da Unicred Porto Alegre, Diego Rassier. 

Os autores das imagens em exposição externavam o mesmo contentamento ao perceberem a reação das pessoas presentes ao contemplarem seus trabalhos. Esta foi a percepção dos fotógrafos Gutemberg Ostemberg, Gerson Turelly, Viviane Monteavaro, Bia Donelli, Josiane Chocho e Ângela Santos, que não pouparam elogios e agradecimentos à Unicred Porto Alegre por estarem vivenciando aquele momento.

 Valorizando a história 

Ao agradecer a presença de todos, o presidente da Unicred Porto Alegre, dr. José Cesar Boeira, disse estar orgulhoso por realizar o lançamento da obra nas instalações da Casa Amarela, "cuja restauração buscou resgatar uma pouco da história da cidade e se tornou uma referência importante para a comunidade". O projeto arquitetônico iniciou em 2014, assinado pelo arquiteto e também fotógrafo Eduardo Grazia. 

"A Unicred Porto Alegre, desde sempre, valoriza o patrimônio histórico, artístico e de arquitetura da cidade, preservando com qualidade um prédio que, através de sua história, nos ajuda a contar e compreender a evolução econômica e social de nossa cidade que, agora, completa 250 anos", ressalta Grazia. 

Ao se pronunciar, o presidente do FotoClube Porto-alegrense, William Clavijo, agradeceu parceria da Unicred Porto Alegre, destacando a importância do lançamento da publicação para a entidade. "São estes momentos que nos estimulam e nos fazem crescer ainda mais. Continuaremos evoluindo no fortalecimento de nossa parceria e produção de novos trabalhos", considerou. 

Emocionado com a repercussão do evento, o diretor-Geral da Unicred Porto Alegre, João Batista Loredo de Souza, disse que "a Cooperativa, embora seja voltada para a saúde, consegue materializar sonhos. Estou honrado por participar deste processo que estamos construindo. E tenho certeza: a felicidade está neste caminho", afirmou. 

Prestigiaram o evento: o secretário Extraordinário dos 250 Anos, Rogério Beidacki, representando o prefeito Sebastião Melo; o vice-presidente da Federasul, Alexandre Gadret; o diretor Municipal de Eventos e Manifestações Populares da Cultura,  Evandro Hazzy; a diretora do Núcleo de Atividade Médica do SIMERS na Região Metropolitana, dra. Anice Metzdorf; o Diretor do Exercício Profissional da AMRIGS, Ricardo Moreira Martins, entre outros convidados.

A exposição se tornará itinerante por vários locais da cidade a começar pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) de 06 a 14 de julho de 2022. 

As fotos do evento na Casa Amarela podem ser conferidas em: unicredeventos.com.br 

Acompanhe a Unicred Porto Alegre no instagram @UnicredPortoAlegre