Notícia

COOPERATIVA E BANCO: CONHEÇA AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS

As instituições financeiras cooperativas sempre estão engajadas em fazer a diferença, de forma positiva, na vida de seus cooperados. Conheça as principais diferenças entre Cooperativas e bancos e confira as vantagens de ser um cooperado Unicred.


- A Cooperativa se preocupa com as pessoas

Em uma associação cooperativa, os valores priorizados são humanos. Para nós, os melhores resultados são aqueles que podem ser usufruídos pelos cooperados.


- O banco se preocupa com o capital

Os bancos são instituições financeiras voltadas à acumulação de capital, que é revertido para o benefício de poucos.


- Todos os cooperados são donos

Você é, ao mesmo tempo, dono e usuário da instituição financeira cooperativa. Cada cooperado tem direito a um voto em assembleia.


- Poucos acionistas são donos

Os donos da empresa vendem seus produtos aos consumidores, que não têm direito aos benefícios do negócio. Os votos são determinados pelas cotas e ações.


- O controle é democrático

A Cooperativa é uma sociedade de pessoas que funciona democraticamente. As cotas não podem ser transferidas a terceiros.


- O controle é financeiro 

O banco é uma sociedade de capital que funciona hierarquicamente. As cotas podem ser transferidas a terceiros.


- As sobras retornam

Ao fim de cada exercício, os resultados financeiros são distribuídos entre os cooperados, de forma proporcional às operações realizadas.


- O lucro fica com os donos

A exploração gera lucro ao negócio, que é dividido entre os sócios, de forma proporcional à quantidade de ações ou cotas.


- Compromisso educativo e socioeconômico 

Valorizamos os colaboradores e seu bem-estar, defendemos preços justos e promovemos a integração entre as Cooperativas.


- Compromisso econômico

Trabalhadores são contratados como força de trabalho, defende-se o maior preço possível e promove-se a concorrência entre as empresas. 


Não somos um banco


Diferente das instituições financeiras tradicionais, a Unicred Porto Alegre tem como base os princípios do cooperativismo. Por isso, nosso objetivo é o crescimento em conjunto, com benefícios e vantagens pensadas para os nossos cooperados e cooperadas.

Acompanhe a Unicred Porto Alegre no instagram @UnicredPortoAlegre